Aerogel
Pyrogel é uma manta de Aerogel e Sílica de alta eficiência para isolamento térmico em temperaturas de -40°C até 650°C. A espessura reduzida devido sua eficiência é ideal para aplicações onde exige-se espaço.
A característica hidrofóbica (Não umedece) do Pyrogel contribui muito para evitar a corrosão sob isolamento CUI.
O Pyrogel em muitos casos pode ser removido e reinstalado sem problemas, pois suas fibras não desmancham facilmente como outros produtos tradicionais.
Mesmo sendo hidrofóbico, o Pyrogel permite a passagem de vapor, caso seja gerado na área isolada, evitando a formação de umidade por baixo do isolamento e ajudando na prevenção da corrosão.
No gráfico a seguir, apresento de forma comparativa as espessuras necessárias para se ter a mesma resistividade a condução térmica entre diversos isolantes. A espessura denota a eficiência térmica de cada produto numa análise de proteção pessoal:
Outro aspecto interessante quando se refere a isolamento de tubulação e equipamentos é como o Pyrogel pode otimizar até a logistica de um projeto.
A alta eficiência isolante do Pyrogel contribui significativamente com a redução de transporte, espaço em armazenagem e redução do tempo ed instalação, onde tudo isso se converte na redução de custo. Tal vantagem geralmente não são notadas quando optamos pela escolha de um material isolante, mas esta opção pode ter uma significante vantagem competitiva no gerenciamento de aquisições de um projeto.
Observe na ilustração abaixo um comparativo com sistemas de isolamento rígido onde também podemos fazer uma alusão aos outros sistemas fibrosos de maior espessura. Poderemos notar como o Pyrogel simplifica a vida do gerenciamento de inventário e logística.
A redução de espessura devido a alta eficiencia do Pyrogel XT-E ajuda otimizar projetistas de tubulação na concepção de projetos. Por outro lado, caso o espaço do isolamento não tenha sido previsto corretamente, o uso do Pyrogel XT-E poderá será a solução para estes tipos de problema.
Observar no estudo abaixo como o Pyrogel XT-E permite a inserção de mais tubulação de processo em um PipeRack.
Obra do do COMPERJ executada pelo Consórcio CPPR. Construção do PipeRack onde a tubulação foi isolada com sistema Pyrogel e FibaClad.
A soldagem das conexões, inspeção de soldas, isolamento térmico e "cladeamento" foram feitas fora da refinaria graças ao Pyrogel e o FibaClad.
Abaixo segue um teste de corrosão sob isolamento com diversos tipos de isolantes diferentes. Interessante observar a vantagem da hidrofobia do Pyrogel.
O silicato de cálcio e a lã mineral absorvem água e retendo com isso ganhando massa podendo delaminarem e ficarem mais condutoras na falha do cladding. O Cellular Glass possui celulas fechadas, porém não permite a passagem de vapor o que pode ser prejudicial para tubulação em caso água migre através das juntas.
Veja os resultados.